2/14/2016

Dicas para ter boas ideias

Para mim, Rafael Rueda Muhlmann, idéia pode ser definida como conteúdo do pensamento, intenção, inovação! Acredito que são as boas idéias que criam valor no Mundo. 

Aproveito para recomendar aqui a leitura do livro "De zero a Um", do autor Peter Thiel, sobre como construir empresas que criem coisas novas. Este livro, apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação, ensinando você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados. Segundo Thiel: Fazer aquilo que já sabemos leva o mundo de 1 a n, apenas ampliando o que nos é familiar. Mas sempre que fazemos algo novo, vamos de 0 a 1.   

Bom, talvez você seja uma daquelas pessoas que andam com uma caderneta no bolso e vão anotando tudo o que passar pela cabeça. Se for, ótimo, pois as boas ideias normalmente surgem justamente nos momentos em que não estamos esperando.

A inspiração vem das nossas experiências, de tudo aquilo que já vivenciamos e podemos dizer que é a soma de tudo o que acontece em nossa vida. Pessoas que viajam, se divertem, leem e são abertas a novas experiências têm mais chances de serem criativas do que as pessoa que são acomodadas.

Muitos gestores de empresas ainda continuam presos e focados unicamente às questões administrativas, e portanto, esquecem e não valorizam aquelas pessoas mais criativas e que buscam ideias inovadoras. Elas pensam que as pessoas devem ter ideias apenas no momento em que for conveniente para a empresa. Mas, infelizmente, não funciona assim…
Um livro interessantíssimo e que serviu para que eu, Rafael Rueda Muhlmann, abri-se ainda mais minha mente para o tema, foi "Oportunidades Disfarçadas" do Autor Carlos Domingos, onde uma das lições encontradas é: ...se você anda preocupado, insatisfeito, perdido ou desanimado, aproveite: é desse terreno fértil que nasceram as idéias mais inovadoras do mundo dos negócios.
  
Já no livro “De onde vêm as boas ideias”, o autor Steven Johnson diz que as ideias revolucionárias levam anos para darem certo, pois precisam ser amadurecidas. E, normalmente, elas surgem do choque de dois pontos de vista diferentes.

Hoje, trago para vocês, 7 dicas que Johnson aponta em seu livro de como podemos ser mais criativos e inspirados:

1 – Tempo para pensar:
Não tenha pressa. O embrião de uma grande ideia pode levar anos. Se forma aos poucos. A ideia se alimenta de seu conhecimento.

2- Não existe eureca:

Não existe Eureka para se ter boas idéias

O nascimento de uma nova ideia é um processo difícil. Acontece quando rejeitamos ou reaproveitamos ideias antigas em novas combinações.

3 – A vida é melhor em grupo:
Se nos isolamos, corremos o risco de ficar presos a certos conceitos. Quando a informação circula, criamos uma rede fluida, inteligente e receptiva a novidades.

4 – Perder o foco é importante:

Perder o foco é bom para se ter boas idéias

Nem sempre ficar obcecado com um problema é a melhor saída para resolvê-lo. As ideias gostam de uma dose de dispersão. Elas podem amadurecer durante o sono, durante o banho…
DICA: Tenha um hobby.

5 – Adapte as ideias:

Adapte as idéias para ter Boas Idéias

As boas ideias são flexíveis e se adaptam aos desafios. Elas costumam viver fora do território da rotina.

6 – Não rejeite o erro:
Ideais que parecem boas podem falhar no momento em que são colocadas em prática, encontram obstáculos e morrem. Os erros servem para adubar o terreno onde vão nascer outras ideias.

7 – Bagunça organizada:
É importante anotar tudo sem catalogar. Ideias, citações, sonhos… Vale tudo! Assim é possível combinar os pensamentos e imaginá-lo de outros jeitos. Você pode usar um programa de computador, um aplicativo ou um bloco de notas.

Bom, agora basta colocar essas 7 dicas em prática e esperar pelas boas ideias!

Rafael Rueda Muhlmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário