2/23/2017

Revolução silenciosa - Rafael Rueda Muhlmann

O mundo será muito diferente em pouco tempo. A maioria das pessoas ainda não se deu conta disso, sendo incapaz de perceber a revolução silenciosa que teve inicio nesta década.

Crie sua reputação e participe dessa revolução silenciosa - Rafael Rueda Muhlmann

Durante a primeira década do ano 2000, a principal dúvida de muitos empresários e executivos de relações públicas era estar ou não na Internet. Quase ao término dessa década e início da próxima, começaram a surgir as redes sociais e novamente a dúvida surgiu: participar ou não delas!

Ainda que pareça mentira, a menos de seis anos atrás a maioria dos executivos de relações públicas sequer imaginava as proporções de alcance que as redes sociais viriam a tomar e pasmem: muitos ainda não sabem utilizá-las!

Durante os últimos anos, redes como Twitter, YouTube, Google+, Facebook, Whatsapp e LinkedIn, mudaram a comunicação mundial e a forma como se faz relações públicas de pessoas e empresas. Muitas organizações foram inclusive obrigadas a criar cargos como de estrategistas digitais e gerentes de comunidade, e as áreas de comunicação tiveram que desempenhar novas atividades, deixando em segundo plano jornais e impressos. Adicionalmente a isso, surgiu um grande arsenal de ferramentas úteis para avaliar e medir o trabalho de relações públicas, como nunca antes havia sido possível.

Mesmo nas grandes corporações, muitos executivos de alto escalão ainda não se deram conta da importância destas mudanças e na maioria dos casos o trabalho de relações públicas continua sendo uma atividade secundária da área de marketing.

Um dos principais propósitos desta postagem, que em breve deverá virar parte de um livro que estou escrevendo, é demonstrar que o poder da Internet e das redes sociais no mundo atual, pode criar ou destruir em velocidade quântica a reputação de uma pessoa, produto, empresa, organização, dentre outras.

A facilidade de criar e compartilhar informação usando as redes sociais, ofereceu ao cidadão comum o poder de comunicar e avaliar pessoas, produtos e serviços de forma rápida e compartilhada. Desta forma, pessoas, empresas e governo devem aprender a conviver e adaptar a forma com que se comunicam.

A Internet mudou drasticamente a forma de se comunicar, operar e fazer negócios. Nas páginas do livro que estou escrevendo, pretendo mostrar  como estas mudanças estão acontecendo e como se preparar para conviver com este novo mundo.

Rafael Rueda Muhlmann.

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