3/25/2016

Como começar um negócio do zero

Sim, é possível começar um negócio do zero! Digo isso porque eu mesmo, Rafael Rueda Muhlmann, já tive esta experiência e fui bem sucedido. A história de diversos homens e mulheres de sucesso mostra isso. Se você fica desanimado quando pensa em tirar sua ideia do papel, lembre-se de que até mesmo grandes empreendedores como Bill Gates e Warren Buffet começaram sem nada.

Como começar um negócio do zero

A característica mais importante para em um negócio é acreditar e ter paixão pelo projeto. Ele deve sempre te deixar animado e até mesmo com brilho nos olhos.

Para começar um negócio do zero, é necessário que o seu custo inicial seja realmente muito baixo, próximo de zero ou se possível zero mesmo. Usando sua criatividade, você vai perceber que pode iniciar um negócio através de parcerias ou produzindo e vendendo o seu conhecimento, seja através de textos escritos, áudio, composições musicais, roteiros de filmes, animações, criação de jogos, palestras, softwares, geração de conteúdo, aulas virtuais, entre outras diversas opções. Certamente após algum tempo você deverá gerar caixa para empreender em quantas outras áreas desejar.

Após descobrir qual o projeto em que acredita, pesquise a respeito do mercado e coloque a mão na massa, dando início aos seus planos.

O empreendedor Lewis Howes fez uma lista para o site Entrepreneur com algumas dicas de como começar o seu negócio, achei interessante e por isso vou compartilhar nesta postagem.

1. Pesquise seu mercado

É essencial entender a concorrência e o mercado na hora de abrir sua empresa. Faça uma pesquisa profunda para se tornar um especialista no assunto.

Não fique desmotivado caso o mercado pareça competitivo demais. Você pode usar isso como uma vantagem. Um mercado inchado pode significar que muitas pessoas estão se dando bem nessa área de atuação. Ou seja, você também pode ser bem sucedido.

2. Tenha um objetivo

Muitos empreendedores costumam estabelecer novas metas a cada seis meses. Porém, é sempre importante ter uma meta principal a ser alcançada. Pense em qual é o seu objetivo maior e planeje dar um pequeno passo a cada dia para chegar lá.

3. Produza conteúdo que as pessoas queiram compartilhar

Buscar inspiração nas grandes empresas pode sempre ser algo interessante para alimentar suas ideias. Porém não se esqueça de produzir algo único para sua marca – principalmente se estivermos falando de um site próprio.

As pessoas gostam de sites com conteúdo diferenciado, que elas possam sempre acessar e compartilhar. Crie algo que seja uma referência para o público.

4. Faça uma lista de e-mails

E-mails ainda são uma das melhores formas de fazer o marketing online da sua empresa. A lista de mailing é uma das ferramentas mais importantes para um negócio.

Após desenvolver seu site, comece a captar os contatos das pessoas que visitarem sua página. Elas podem se tornar clientes em potencial para os seus produtos.

5. Crie produtos ou serviços que possam ser vendidos

Para atingir os objetivos financeiros da sua empresa você precisa ter algo para ser vendido ou monetizado. Desenvolva uma relação com a sua audiência e tente entender quais são as necessidades dela. Em seguida, crie algo que resolva os problemas dessas pessoas.

Empresas de sucesso estão sempre baseadas no princípio de que elas oferecem uma solução para as necessidades de seus clientes.

6. Comece agora!

Muitas pessoas perdem tempo pensando em como fazer as coisas serem perfeitas antes de lançarem o seu negócio. É um erro perder tempo se planejando excessivamente. Companhias de sucesso estão o tempo inteiro lançando novos produtos, mesmo que eles ainda não estejam perfeitos. A evolução e a experiência vão surgindo aos poucos.

Pense, por exemplo, no Facebook. A todo o momento eles estão fazendo mudanças no serviço deles. Comece hoje mesmo. Se não, talvez seus projetos nunca vão sair do papel.

Espero que os leitores aproveitem estas dicas.

Rafael Rueda Muhlmann.


Um comentário:

  1. Bem interessante o conteudo... acredito que nao seja facil... mas eh o sonho de muita gente...

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