10/31/2016

Contrate pessoas que sejam melhores do que você

Escolher pessoas talvez seja a principal tarefa de qualquer líder em organizações públicas e privadas.



Da mesma forma, para os empreendedores de plantão, não contratar pessoas que sejam mais inteligentes do que nós mesmos, possivelmente é a mais crucial falha daqueles que empreendem, que querem empreender e daqueles que se baseiam exclusivamente em abordagens como planos de negócio, effectuation, business model canvas, customer development ou lean startup.

Os que perceberam isto, tornaram-se empreendedores de sucesso. O problema é que não há uma única receita de gente. Cada empreendedor desenvolveu a sua, aprendendo ou não com outras receitas de outros empreendedores.

Bill Hewlett e Dave Packard, co-fundadores da HP, por exemplo, criaram o MBWA, sigla em inglês que remete algo como “gerir andando por aí”. Sua receita era contratar gente brilhante que se sentissem no mesmo nível dos “donos” da empresa.

Por isso costumavam andar pela empresa, conversando com as pessoas, de uma forma simples, amigável e franca. Uma das frases favoritas da dupla para os membros do seu time era: se você não estiver cometendo muitos erros, provavelmente está inovando pouco.

Isso incentivava seus colaboradores a inovarem e hoje esta receita é cultuada no Vale do Silício.  O MBWA foi utilizado e adaptado por vários outros empreendedores como Walt Disney, Sam Walton e Luiz Seabra da Natura. 

A receita de gente do super trio de empreendedores brasileiros: Jorge Paulo Lehmann, Beto Sicupira e Marcel Herman Telles começa com “contrate pessoas melhores do que você”. E o sucesso desses empreendedores muito se deu em função da habilidade em selecionar pessoas que entregam desempenhos extraordinários.



Mas as boas receitas de gente estão em todas as partes e em empresas de todos os portes. Uma das minhas histórias preferida é a de uma ex-empregada doméstica que iniciou o negócio a partir de um humilde salão de beleza no bairro da Tijuca (Rio de Janeiro).

A receita de sucesso dela levava apenas quatro ingredientes: zelo, inovação, competência e ambiente. Zelo pelas pessoas, pelos detalhes e pelo compromisso em aumentar a auto estima das pessoas. Inovação na geração de novas ideias que tornaram a experiência das clientes ainda mais inspiradora. Valorização e incentivo para o desenvolvimento de novas competências das pessoas que formam a sua equipe. E um ambiente que realmente inspirava pessoas a serem ainda melhores do que já eram.

Zelo, inovação, competência e ambiente formam a palavra Zica, o carinhoso apelido da Heloísa Assis, a ex-empregada doméstica que co-fundou o Beleza Natural, uma rede de institutos de beleza que emprega mais de 1.700 pessoas e cresce 30% a.a.

Liderar, no final do dia, é entender de gente. É criar as condições para que as pessoas do seu time criem motivos para que outras pessoas contribuam para o sucesso do seu negócio, sejam como fornecedores, parceiros, usuários e clientes.

Como líder, sua maior função é aprender a colocar pessoas certas nos lugares adequados e definir responsabilidades

Apesar de destacar a importância da autonomia para tomar decisões, uma coisa fundamental é saber definir de forma específica o que você espera. Uma boa comunicação é o que via diferenciar uma equipe funcionando de forma eficiente de uma bagunça completa em que todo mundo sai frustrado.

Por exemplo, ao invés de falar “Faça uma análise dos fatores que impedem o crescimento das micro empresas no Brasil”, você pode ser mais específico “Entreviste 50 micro empresários e peça para cada um listar, em ordem, o que eles consideram como as maiores causas que atrapalham o crescimento de suas empresa”.

Lembre-se, por melhor e mais esforçado que seja um profissional, ele não consegue ler sua mente. Mostrar exemplos e especificar exatamente o que você espera é fundamental para conseguir resultados cada vez melhores.

E não se esqueça que um dos principais segredos de sucesso é o líder contratar pessoas que sejam melhores do que ele, principalmente no caso de habilidades específicas.

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