10/15/2016

Por que ser líder? Por que é tão importante saber liderar?

Primeiramente é preciso entender que a liderança é exercida de três formas, de dentro para fora, de fora para dentro e internamente. Apesar de todas essas formas, entender como a liderança funciona e quais são os benefícios trazidos pelo seu uso, é o diferencial entre as pessoas leigas no assunto e entre líderes de mais ou menos sucesso.


A primeira forma de liderança que se deve tomar consciência e aprender é a autoliderança.

Ser um bom líder de si abre as portas para que um indivíduo seja bom líder de outrem, um bom liderado e, acima de tudo, uma pessoa de sucesso!

Um líder de si mesmo deve:

1. Assumir a responsabilidade sobre a sua vida, os seus planos e as suas ações. Cada pessoa é responsável por si. A vida é feita de escolhas e fazer as melhores escolhas dentro do que dispomos é a nossa responsabilidade. 

Não podemos delegar o nosso sucesso ao outro. As consequências de nossas decisões caem unicamente sobre nós e nada pode ser transferido para o outro, para o governo, para a família. As consequências podem ser positivas ou negativas, tudo depende exclusivamente de nós e isso é muito bom.

Imagine como seria frustrante depender da vontade exclusiva de outras pessoas para sermos felizes e termos sucesso. Assuma o que lhe pertence. Você tem poder e influência. Desapegue do que é do outro, não há nada que você possa fazer.

2. Praticar o autocontrole emocional para ter a mente serena e lúcida. Com isso, o líder poderá ver oportunidades e tomar boas decisões, não se deixar abater ou desanimar por um obstáculo. Se isso acontece, a nossa visão e discernimento se tornam turvos, dificultando ainda mais o encontro de soluções.

Tenha uma atitude sempre positiva diante da adversidade, de nada adianta descontrolar-se. Isso apenas vai fazer você perder tempo e causará sofrimento físico e psicológico por conta de emoções negativas. Identifique, entenda, gerencie e canalize as suas emoções de forma positiva em busca do sucesso.



3. Praticar a autogestão de suas tarefas, planos e metas. Um líder de si não tem a quem recorrer para pedir “ordens” ou para “fiscalizar” as suas metas. O líder de si é autônomo e livre. Se você sabe exatamente aonde quer chegar, planeje! 

Não procrastine para que os seus prazos e tarefas sejam realistas.

4. Aprimorar-se por conta própria. O conhecimento é seu e não da organização que o contratou, ele lhe pertence para usar onde e como bem entender, não espere que seja solicitado um novo conhecimento ou habilidade. Um líder de si tem que ser capaz de se autoavaliar, entender o que deve ser aprimorado e colocar as mãos na massa!

5. Ter objetivos e metas pessoais para saber aonde quer chegar. Como diria o querido gato Cheshire, personagem do livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol: “qualquer caminho serve quando não se sabe aonde quer chegar”. Não saber onde queremos chegar é não conhecer o nosso propósito. Porque você está onde está? Para onde quer ir? Qual é o legado que quer deixar? Um líder de si mesmo busca um propósito de vida e a partir daí segue o seu caminho rumo ao sucesso.

Rafael Rueda Muhlmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário